terça-feira, 22 de setembro de 2009

27 - Por trilhos das Terras de Granito

.



Fotos de: Paul0 Santiago

Novo trilho nas Terras de Granito.
Por: Paulo Santiago
Hoje, 20 de Setembro de 2009, foi aberto o Trilho das Terras de Granito, situado na freguesia de Macieira de Alcoba, concelho de Águeda.
Nesta freguesia com 110 habitantes, situada perto do Caramulo, predomina o granito, sendo as habitações construídas na íntegra com esta pedra.
O percurso pedestre Terras de Granito, tem cerca de 8,5km, é circular, e deve-se iniciar junto da Igreja Paroquial de Macieira de Alcoba. A dificuldade, apesar de umas subidas, é média/baixa, e demorei 2,00 horas a percorrê-lo. Os primeiros 700 metros são planos e em caminho pavimentado, depois flecte para a floresta e começam as subidas até à Urgueira, com passagem por Hortas Velhas, onde apenas existem ruínas de antigas construções. Junto à Urgueira, o trilho passa pela ermida da Nª Sª da Guia e pelo Forno Comunitário, construído em finais do séc xix. A este forno, com uma entrada da altura de um homem, e que tem de arder oito dias e oito noites para aquecer, estão ligadas
algumas lendas e histórias. Devido a estas histórias, em 1906,veio uma ordem régia que proibiu a romaria da Sª da Guia, e assim até 1998 não se voltou a acender o forno. Em 1999, no 3º Domingo de Agosto, e sempre neste dia nos anos seguintes, voltou a acontecer o" Milagre da Urgueira"...o pão de milho com centeio é colocado e retirado por um homem que vai dentro do forno, tarefa realizada com as próprias mãos, indo trajado com um fato de burel, lã e linho, e leva um cravo na boca.
A partir da Urgueira, o percurso é feito em descida suave, até chegarmos novamente ao ponto de partida: Igreja de Macieira de Alcoba.

Sem comentários:

Enviar um comentário