quarta-feira, 4 de julho de 2012

101 - Fix und fertig!

O título significa mais ou menos "estou como o Caldas, arrumado!".

Pessoal, já estou de férias. Merecidas.
Terminado o curso, regressei a casa com duas certezas e uma sugestão. A primeira: O “investimento” pessoal e financeiro valeu a pena. A segunda: Vou regressar à Alemanha logo que possível, para mais um curso simples passeio. Quanto à sugestão, mais dirigida aos meus familiares, é bem simples: Façam com que os vossos pequenos, desde bem cedo, se interessem pela língua e cultura alemãs. Posso garantir-vos que não sofro de qualquer tipo de germanofilia mas, de duas uma: Não levará uma geração para que esta União Europeia tal como a conhecemos actualmente tenha evoluído para algo a que poderemos chamar os Vereinigten Staaten von Europa – Estados Unidos da Europa – com a Alemanha a “comandar as tropas”. Daí o interesse para as novas gerações, começarem desde bem cedo a integrar um certo modo de ser e de fazer, onde o conhecimento da língua alemã é fundamental. Ou, segunda hipótese … daqui a 20 anos os europeus terão esquecido os seus sonhos de partilha de responsabilidade e proveitos na redefinição de um mundo mais conforme, a par de chineses, americanos, russos ou brasileiros. Esta é a minha convicção. O que significa que, aquilo que aí vem em termos de alteração do nosso quotidiano, fará com que die Krise actual pareça uma brincadeira de putos. Depois não digam que não avisei!
Quanto a projectos para novas viagens de “longo curso”, tenho dois em carteira: Canadá/EUA e África do Sul/Moçambique. Deles vos darei conta oportunamente. Para já, vou a banhos.

A minha turma de alemão: Ao meu lado, com o logotipo do Goethe Institut à frente, está o Fatin, turco. A seguir estão a Chen-Chi e a Wan, chinesas. Por trás delas de óculos está o seu compatriota Sheng. O Alexander, médico russo e careca tem a seu lado a Michelle de Singapura e o Fong, também chinês. Em terceiro plano estão a Hanna, russa, o Junya, japonês e o Palek, polaco. Lá atrás estão os americanos Jake.e Cristopher. Por último, no cantinho, vestida de azul está a Frau Elvira Bauer, unsere Lehrerin.

Com muita amizade,
Juan_jovi@sapo.pt

1 comentário:

  1. Bem-vindo a casa. Sempre nos sentimos melhor na "nossa".
    Genéricamente, concordo com as "teorias" que acima descreves.

    Abraços


    Santos Oliveira

    ResponderEliminar