quinta-feira, 16 de maio de 2013

109 - De Stara Zagora a Sófia.

Afinal o Senhor nem me tratou mal, eu é que não estava a entender a Sua mensagem!

Logo que dei com o gato, isto é; que estava apeado perto de trezentos quilómetros antes de chegar a Sófia, procurei as alternativas possíveis: Retomar a viagem pela mesma via (comboio), no mesmo dia ou no seguinte? E que tal o autocarro expresso, se o houvesse? Em menos de um nada estava na estação dos autobuses a inteirar-me do horário e custo dos expressos até à capital. A decisão não foi difícil! Por 9 euros e apenas 3 horas de viagem tinha à disposição um lugar num autocarro com partida marcada para as 10.50 na pista 7. Óptimo! Ali mesmo, num simpático snack da gare, tomei um pequeno almoço à burguesa. Eram 10.20 e ainda não tinha limpado as beiças, vejo a rapariguita que me vendeu o bilhete. Andava à minha procura porque, por razões que não apurei, tinha partida imediata num miniautocarro, de resto novo e muito confortável. Mantém-se o mistério do desaparecimento dos outros passageiros do Istambul-Sófia express.  Mas que cheguei muito mais cedo e com maior conforto do que eles, disso não tenho dúvidas. Obrigado Senhor! E ainda tive um bónus. A meu lado viajou um encanto de rapariga, a Iva, 23 anos, búlgara de origem mas a viver desde os 12 anos em Valência onde estuda economia. A sua família, a mãe professora, o pai engenheiro, ela e um irmão 1 ano mais velho, actalmente estudante, chegaram a Espanha há cerca de dez anos. A vida corria bem até que chegou a crise, o desemprego, as dificuldades … A família teve que regressar à sua cidade de origem, Stara Zagora. A mãe dá aulas aos detidos numa penitenciária e o pai não sei em que se ocupa mas, segundo ela, a sua paixão é a marcenaria e a recuperação de peças antigas. Depois da visita aos pais – uma semana por ano! – a Iva vai regressar esta tarde a Valência onde tem um part-time que a ajuda a custear os estudos. Convidei-aa passar um fim de semana em Pombal quando a vida lho permitir. Foi disto e de outras coisas que falámos e quase não dei pelo passar do tempo.
Depois … o costume! Encontrar hotel o mais central possível, negociar (sempre) e instalar. O meu alojamento fica bem no centro, mesmo ao lado do Ministério do Interior, numa transversal do boulevard Maria Luiza. Por isso não tenho quaisquer receios quanto a segurança – como não os teria de qualquer maneira! Esta avenida será, em termos comparativos, a nossa Av. da Liberdade em Lisboa. Quanto ao hotel, é do tipo hostel, de gerência familiar e os quartos individuais ou duplos são muito agradáveis como se pode ver na foto. O staff é simpatiquíssimo, particularmente a Mina, a Daniela e a proprietária. Acertei por setenta leva (plural de lev), que é a moeda local. No resto da tarde, ainda fiz um grande dia de trabalho conforme se pode ver pela reportagem fotográfica. Vou ficar 3 noites em Sófia: Descansar, comer, dormir, passear e concluir o programa de visitas e registos fotográficos. Espero poder apreciar a simpatia e hospitalidade dos búlgaros, um pouco mais reservados do que nós. Mas só até se lhes desatar a língua!!! Depois são umas matracas, principalmente as mulheres. Já quanto a honestidade, todos me dizem para ter cuidado, particularmente com os homens dos táxis e os cambistas. Afinal, todos diferentes, todos iguais!  Depois partirei para Belgrado, na Sérvia.
As primeiras doze fotos completam a série referente a Istambul. As seguintes já são de Sófia.
 Uma antiga locomotiva na estação de Istambul.
 Na mesma estação, a área da bilheteira internacional.
 Onde se pode ver também esta espécie de busto homenageando Ataturk, fundador do estado turco.
 Vitrais na sala de espera e  ...
 ... pormenor de um interessante quadro que se encontra no mesmo local (ampliar para ver).
 Uma vista para o interior da estação.
 Área reservada aos passageiros do Oriente Express e ...
 ... restaurante onde esses sortudos tomam a última refeição antes de embarcarem ou a primeira à chegada.
 
 Comboios estacionados.
 Próximo, no exterior, estas interessantes bancas de engraxadores.
E a seguir Sófia:
 Banca de fruta no mercado central.
 Uma vista do mercado central.
 Por aqui também há mesquitas e ...
 ... muitos edifícios apalaçados, quase todos albergando entidades públicas. Este serve de residência oficial ao Chefe de Estado.
 Por baixo fica o paraíso das lojas de marcas.
 Também há igrejas cristãs, na sua maioria ortodoxas.
 Esta é a Igreja ortodoxa de Santa Nédjlia, do séc, X.
 Edifício Arte Nova como milhares de outros que se podem ver por muitas cidades europeias. 
 Aprazível parque, no centro.
 Ao fundo desse parque fica o Teatro Nacional. A cultura e o lazer!
 Ainda o parque e nas ruas circundantes ...
 ... vasos com belas flores como este.
 Fontenário público junto ao qual o agenciador Georg se deu a conhecer. Ar executivo, óculos e fato escuros, pasta na mão, saca de uma carta de apresentação e compromete-se a trazer ao hotel sem qualquer compromisso, um álbum com as fotografias das meninas mais bonitas da cidade ... Mesmo recusando a oferta, despediu-se simpaticamente dizendo "não se esqueça que o Benfica joga mais logo e o jogo dá na televisão ... !
`´A direita, Museu Arqueológico.
 Uma avenida da cidade.
 Esta é a "casa dos partidos", onde estes possuem os respectivos gabinetes de trabalho, as suas próprias administrações etç.
 Gabinete do 1ºMinistro e alguns ministérios.
 Na mesma área, mais vasos floridos.
 Uma capela cristã, achado arqueológico, situada no centro de encontro de várias vias de atravessamento interior para peões.
 Parlamento ao fundo, palácio presidencial à direita.
 Obelisco. Ainda não sei o que representa ...
 
 
 Outra av. da cidade.
 Estação arqueológica no centro, próximom da capela atrás referida.
 Uma passagem inferior que serve ao mesmo tempo de entrada par o Metro.
 Interior da Igreja de Santa Nédljia com imensos Ícones ortodoxos.
 Entrada para o Metro.
 Escultura.
 Muitas esplanadas.
 Fachada do Mercado Central.
 Um dos quatro leões que guardam a ponte sobre a qual a av. Maria Luiza cruza o rio.
 Estação central de autocarros.
 Escultura situada em frente à estação central de C. F.
 
 Relógio de pêndulo e respectivo maquinismo em funcionamento no mercado central.
 
 O meu hotel.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário